.posts recentes

. Continuação da entrevista

. Entrevista a Yolanda Mora...

. YOLANDA MORAZZO

.arquivos

. Abril 2009

. Março 2009

Sábado, 28 de Março de 2009
YOLANDA MORAZZO

"NO FUNDO EU BUSCO O INEFÁVEL"

 

Conversa com Yolanda Morazzo (Yolanda Morazzo Lopes da Silva Cruz Ferreira) que começou em sua casa e acabou ao telefone entre as 2h e as 4h da manhã de um dia seguinte

 

Yolanda Morazzo é, de facto, uma conversadora nata, com uma cultura vasta, leitora compulsiva e atenta, desde muito nova, o que lhe deu, no âmbito da cultura portuguesa, o conhecimento desde os clássicos aos modernistas portugueses e brasileiros, passando pelos neo-realistas e surrealistas, detendo-se nas culturas africanas, em especial na cabo-verdiana e angolana, não esquecendo os novíssimos.

Para além disso, tem uma qualidade entre muitas, que aprecio: é noctívaga. Entende-se bem com a noite, sua confindente e inspiradora. É com ela que se encontra a sós, reflectindo sobre um programa de televisão, uma notícia de jornal ou um artigo que leu. A noite é motivadora para a escrita e leitura, como para a análise de questões; quase todas sociais, acompanhando activamente os ventos da história a que a comunicação social nos transporta todos os dias.

Fui visitá-la a sua casa numa dessas ruas novas do Areeiro. Conversámos muito sobre a nossa política já tão cansada ou sobre os "fait divers" que vão divertindo o português picarescamente. No entanto, as suas opiniões nunca resvalam no prosaico ou no vulgar, mesmo quando conta qualquer facto insólito e risível. Entra bem fundo nas questões. Sabe pensar, outra das suas notáveis qualidades.

Defende intransigentemente os valores éticos que devem reger as sociedades na prática da justiça social e dos direitos humanos, transmitindo-nos uma paz e segurança redentoras, neste mundo conturbado em que vivemos, reflexo de uma vida familiar harmoniosa, onde o amor e o respeito são as notas dominantes. 

Elsa Rodrigues dos Santos

PUBLICADO POR DM às 22:22
link do post | comentar | favorito
.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
.Fazer olhinhos
blogs SAPO
.subscrever feeds